domingo, 13 de maio de 2012

God Save the Citizens





13 de maio de 2012. Manchester City conquista Premier League em jogo incrível e o futebol agradece

Épico. E não podia ser diferente, depois de um jejum de 44 anos sem conquistar a Premier League o lado azul de Manchester levou o caneco em alto estilo. Em 99, o Manchester United fez história com uma virada contra o Bayern de Munique nos minutos finais e conquistou a Champions League daquele ano. Quiseram os deuses do futebol que a história se repetisse, com um Manchester novamente, só que agora foi o City.

A verdade é que, quando os torcedores do City se encaminhavam para o Etihad Stadium, mal sabiam eles que iriam presenciar um jogo que foi, em mesma medida, emocionante e histórico. Para a maioria dos citizens, ia ser uma vitória fácil, e caneco garantido sem grandes problemas. Mas o que se viu durante todo o jogo foi o extremo oposto do que se esperava, e o resultado disso foi uma das disputas mais acirradas e emocionantes da história da Premier League.

Analisando tudo o que ocorreu antes, durante, e depois das partidas da rodada final do Campeonato Inglês nesse domingo, o que eu digo, caro leitor, é o seguinte: esqueça tudo o que você sabe sobre futebol, despreze previsões, ignore estatísticas. Futebol não é nada disso. Futebol é o inesperado, é um time como o Queens Park Rangers, que tinha a pior campanha como visitante na Premier League, bater de frente com o líder do campeonato, que estava invicto em casa, e até quase o final do jogo, vencer com um a menos.

E se isso já parecia o suficiente, o futebol resolve mostrar novamente que ele é sim o que há de mais imprevisível, que ele é de fato incrível. Quem diria que quando o quarto árbitro levantou sua placa indicando cinco minutos de acréscimo, o Manchester City faria história, viraria o jogo sobre o QPR nos minutos finais, e conquistaria a Premier League após 44 anos de jejum? Ninguém. E que ser saber por quê? Porque o futebol é algo de outro mundo e é por causa dele que frases tão simples como “o jogo só acaba quando termina”, se tornam algo tão verdadeiro, que nem sequer a lógica é capaz de contrariar. Melhor do que tudo isso, é saber que Manchester City contra QPR foi só mais um jogo, e que haverá tantos outros que nos farão sempre repensar sobre o que é o futebol. E toda essa incerteza é o que move este esporte, e por isso ele é apaixonante.

Parabéns ao Manchester City e aos seus torcedores por essa incrível conquista, e parabéns, principalmente, ao futebol, que mais uma vez quebra todos os prognósticos, e mostra que a melhor definição para esse esporte está nele mesmo. Porque futebol, é simplesmente futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário