segunda-feira, 9 de julho de 2012

Galo na ponta

Por Pedro Lucas Amim


O Atlético fez o dever de casa e venceu mais uma no Brasileirão, 2x0 diante da Portuguesa no jogo que marcou a estreia do goleiro Victor com a camisa alvinegra. Apesar de não ter se apresentado muito bem, aproveitou as oportunidades que teve e segurou a vitória, se mantendo na liderança do campeonato pela segunda rodada consecutiva.

Primeiro tempo movimentado


A partida começou com um Atlético agressivo, partindo pra cima. Nos primeiros 10 minutos a equipe mineira imprimiu um ritmo forte em busca do gol mas o time paulista soube se segurar. Passados os 10 minutos do “abafa” atleticano, o que se viu no primeiro tempo foi uma Portuguesa com mais volume de jogo e criando mais chances pra marcar. Moisés aparecia bem no meio campo e Ananias levava perigo com sua velocidade e explosão física. O jogo estava muito equilibrado e o Galo não conseguia sair da marcação da Lusa, porém ironicamente nesse momento da partida o Atlético abriu o placar. Marcos Rocha aproveitou falha do veterano goleiro Dida e com um belo chute fez  1x0 aos 24 minutos.  


Depois do gol, a equipe do Canindé não se assustou e começou a tomar conta da partida. Tinha mais posse de bola e trocava mais passes no meio campo, chegando com perigo diversas vezes. Foi nesse momento do jogo que Victor mostrou porque já defendeu a Seleção Brasileira. Fez defesas milagrosas como na cabeçada de André Luiz aos 45 minutos. Por muito pouco o time paulista não empatou, e até mesmo de uma forma injusta, voltou pro vestiário com um placar adverso.  

Futebol é bola na rede e Galo mata o jogo

O Atlético sabia que tinha que melhorar e Cuca voltou para o segundo tempo com Bernard e Danilinho marcando nos lados do campo. Jô, que jogava isolado no primeiro tempo, teve na segunda etapa a companhia de Ronaldinho que começou a encostar mais no centroavante alvinegro. Tais mudanças táticas surtiram um efeito e o Galo voltou melhor no segundo tempo. A Portuguesa continuava no ataque mas não chegava de forma tão incisiva como fez nos 20 minutos finais da 1ª etapa. E logo aos 7 minutos aconteceu tudo que o atleticano queria. Ronaldinho cobrou falta e em nova falha do goleiro Dida, que rebateu uma bola fácil, Leonardo Silva, em posição de impedimento, foi oportunista e ampliou a vantagem alvinegra.  Aí sim a Portuguesa sentiu o golpe e não ofereceu mais perigo ao gol do seguro Victor. O Atlético por sua vez não forçou o jogo e levou o segundo tempo de forma tranquila “cozinhando” a partida e deixando o tempo passar.  Geninho até tentou modificar o time colocando o lateral Marcelo Cordeiro para tentar explorar o lado esquerdo mas a modificação não surtiu tanto efeito. O Galo tomou as rédeas da partida,  controlou as ações do jogo e até conseguiu levar perigo em mais 2 oportunidades com Bernard e Jô.  

Fim de jogo, mais uma vitória alvinegra (a 6ª em 8 partidas) e a liderança consolidada com os 19 pontos conquistados. A Lusa mostrou que é um bom time, mas para se manter na Primeira Divisão não pode perder oportunidades como perdeu. Já o Atlético, com um futebol eficiente, vai demonstrando que brigará pelo título, muito em função de possuir um bom elenco e ter a estrutura necessária pra manter o fôlego até o final do campeonato. Contudo o futebol deve ser melhor que o apresentado na noite de ontem, pois contra times mais decisivos talvez nem a boa zaga nem o goleiro Victor possam segurar o rojão o tempo inteiro.  

O próximo desafio do Galo é contra o Figueirense em Florianópolis e é uma boa chance do alvinegro somar mais 3 pontos na competição e se isolar de vez na liderança do campeonato.

Um comentário: